Expectativa

2 mil pessoas são esperadas na Festa dos Navegantes em Dona Francisca

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Divulgação/Prefeitura de Dona Francisca/ Em 2021, a procissão foi realizada de carro no município

Dona Francisca prepara-se para mais uma edição da Festa dos Navegantes. Nesta quarta-feira, a festividade destinada à padroeira do município será diferente dos anos anteriores. A expectativa é que 2 mil pessoas participem desta edição, que irá celebrar o centenário da romaria com uma ampla programação.  Na última quarta-feira, em entrevista ao programa F5, da CDN, a vice-prefeita de Dona Francisca, Marizanda Grippa Schio, comentou sobre o evento:

- Nosso município não chega a 4 mil habitantes. Mas, contamos com uma presença de 1,5 mil a 2 mil pessoas nessa procissão. Isso é muito importante, porque as pessoas começam a chegar no município, vem buscar ou ver os familiares e movimenta o comércio. Essa procissão já é histórica e, realmente, gostaríamos de realizar ela, para que os devotos venham louvar e prestar devoção à Nossa Senhora dos Navegantes. É muito importante a presença dessas pessoas no município.

Santa Maria e outras cidades da região celebram dia de Iemanjá e Festa de Navegantes

MUDANÇAS 

A tradicional procissão luminosa deve sofrer uma alteração este ano. A informação já havia sido confirmada para o Diário pelo secretário de Cultura e Turismo do município, Ricardo Zimmer. Em entrevista, a vice-prefeita retomou a ideia, inclusive, destacando que estão previstos momentos de reza, música e louvor durante a procissão. 

- Ela vem acompanhada por barqueiros e, quando chegar até o porto, daremos inicio à procissão luminosa, que ocorre todos os anos. Como diferencial, este ano, vamos iniciar a procissão do Rio Jacuí, com a chegada da imagem, e vamos nos deslocar para a Igreja Matriz, onde a culminância será com a missa. Nos anos anteriores, nós fazíamos o contrário - afirma Marizanda. 

ESTIAGEM

Em Dona Francisca, conforme a prefeitura, a estiagem gerou perdas na agricultura e dificuldade no abastecimento de água que motivaram a assinatura do decreto de situação de emergência no dia 18 de janeiro. Até o final de janeiro, 20 famílias do município estavam sem acesso à água potável. Para o vice-prefeita Marizanda, a romaria chega em um momento em que é preciso ter esperança.

- Nesta Festa dos Navegantes, queremos, sim, rezar e pedir para que Deus nos dê a graça de termos mais chuva e alcançar algumas bênçãos com relação à estiagem - diz.

PROGRAME-SE

  • O quê - Festa dos Navegantes de Dona Francisca
  • Quando - 2 e 6 de fevereiro de 2022

Atividades:

2/02 (quarta-feira)

  • 19h30min - Chegada da imagem da Nossa Senhora dos Navegantes pelo Rio Jacuí, seguida de uma profissão luminosa até a Igreja Matriz
  • 20h30min - Missa na Igreja Matriz

6/02 (domingo)

  • 10h - Missa na Igreja Matriz
  • 12h - Almoço Festivo no Ginásio Cinquentenário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: para amenizar estiagem, programa tem 130 inscritos para abertura de açudes

Próximo

Assinatura solidária: conheça o trabalho do projeto Patas Amigas

Geral